Vou contar um pouquinho da minha experiência em AMAMENTAR durante a GESTAÇÃO e AMAMENTAR dois FILHOS de idades diferentes JUNTOS.
Para as mulheres que querem manter a amentação durante uma nova gestação e amamentar seus filhos em tandem, o mais importante é a informação .
Percebo que muitas mulheres tem esse desejo, mas acabam sendo desestimuladas. Pelos amigos, familiares e até mesmo pelos próprios profissionais de saúde.
Eu sempre aconselho quem vem conversar comigo sobre o tema, que procure sempre um ginecologista/obstetra que seja a favor da lactogestação e da amamentação em tandem para acompanhar esse momento. Procure profissionais que sejam ATUALIZADOS e que saibam que essa possibilidade é totalmente viável e possível. Infelizmente muitos profissionais não tem o conhecimento e acabam orientando o desmame de forma abrupta.
Não acho interessante você esconder essa vontade de amamentar os dois filhos do seu médico e equipe de saúde. Lembre-se que para qualquer amamentação, a rede de apoio é fundamental, ainda mais na amamentação em Tandem!
Muitas dúvidas surgem durante a gestação sobre esse tipo de amamentação:
Se vamos dar conta de amamentar dois filhos, se eles terão ciúmes, como vai ser no momento da amamentação, se quando um quiser mamar o outro vai querer também, qual mama eu vou dar para qual bebê, será que eu vou dar sempre a esquerda pra um e a direita para o outro, se vou alternar…
Então, são mil dúvidas que surgem! Mas fique tranquila, pouco a pouco todas vão sendo respondidas!!!
Um dos grandes problemas na amamentação hoje são as inúmeras “regras” que são impostas para as mães e “pitacos” sem fundamentos.
Claro que é importante que se tenha algumas orientação, mas temos que também deixar fluir, ouvir nossos instintos de mãe e nosso coração. Se a gente se conecta com os filhos conseguimos fazer isso fluir de uma forma muito tranquila.
Minha experiência foi muito positiva! Eu tive apoio nos primeiros dias, o Benjamin que é o meu filho mais velho, aceitou muito bem o irmão, ele não teve ciúmes. Ele foi visitar o irmãozinho na maternidade e lá mesmo ele já mamou. Ele aceitou muito bem!
Foi muito bem conversado durante a gestação que o maninho ia vir e que ele ia mamar também e, que a mamãe iria dar o “tetê” para os dois… Porque senão a criança fica com a ideia de que o irmão veio para “roubar” o leite e na verdade não é isso.
Alguns desafios…
Durante a gestação, a gestante pode sentir uma sensibilidade no seios e algumas mulheres passam pelo período de perturbação da amamentação.
Algumas mulheres sentem muita sensibilidade a ponto de não conseguir amamentar o mais velho como tanta frequência como antes.
Alguns filhos mais velhos às vezes desmamam porque muda o sabor do leite ou porque às vezes o leite seca, ou reduz drasticamente.
Não tem como dizer exatamente como vai ser, mas temos que estar atentos e saber que tudo isso pode acontecer. Na minha experiência o Benjamin não desmamou, mas durante a gestação eu tive uma redução muito significativa do leite, mas ele acabou mesmo assim não desmamando. Alguns bebês desmamam durante a gestação e voltam a mamar depois que o irmãozinho nasce.
Mas, fora isso, a gestação é normal como em uma gestação que não se está amamentando.
A mulher tem que estar muito bem fortalecida nesses primeiros momentos, porque realmente a demanda aumenta bastante e a gente já está com um cansaço físico natural do parto, do final da gestação, os cuidados com o recém nascido e aí a gente acaba tendo o outro filho que a gente não pode deixar de contemplar as necessidades dele, a própria amamentação…
Minhas dicas…
O que eu fiz que ajudou muito, já que o meu filho mais velho ainda não ia para a escola, então ele ficava em casa comigo sempre, eu planejei com os avós, os tios, os amigos, para aquelas primeiras semanas do recém nascido, várias atividades para que ele saísse de casa, espairecesse, brincasse com outras coisas legais e ele nunca se opôs de sair eu eu ficar em casa com o irmãozinho.
Eu fiz muitas atividades só eu e ele também. Eu deixava o Benício (recém nascido) em casa e saia com o mais velho, dando uma voltinha e ele já se sentia muito feliz com isso. E isso foi muito legal e ajudou bastante!
Com isso tudo, posso dizer para vocês, que a amamentação em tandem por aqui, está sendo uma experiência muito especial!
Beijão, Nutri Fabíola
Relacionado