Amamentação Benício 9 meses
Sabemos que amamentar na maioria das vezes não é nada fácil. Naquele inicio principalmente, muito desafios precisamos ultrapassar, algumas mulheres mais outras menos, mas acho que todas passamos. Seja a “descida” do leite, seja com fissuras e dor, seja com incertezas sobre o choro do bebê, que muitas vezes nos deixam inseguras sobre nosso poder de amamentar!
Quando tudo começa a se ajeitar, que a amamentação se estabelece, lembramos daquela super recomendação para o “sucesso” da amamentação: a LIVRE DEMANDA.
Sabe por que ela é importante? Clique aqui e leia essa matéria :
Até 6 meses ela é fundamental, afinal, o leite é seu único alimento. E lembrando que os bebês tem um centro de fome e saciedade muito estabelecido, e que claro, seu estômago é super pequeno. Além disso, o leite materno tem uma digestão super rápida, eficiente gosto de dizer, é normal que o bebê não tenha horário regrado para mamar!
Fique longe daquela ideia de amamentar de 3 em 3 horas.
Ahhh e mais uma dica importante, evite o uso de bicos e chupetas, já que quando aparece um desses “apetrechos” não fazemos mais livre demanda com nosso bebê!
Quer saber mais dos malefícios da chupeta e bicos artificiais? Clique aqui e leia essa matéria:
Quando o bebê completa 6 meses e inicia a Introdução Alimentar, que gosto de chamar de Apresentação Alimentar, a livre demanda continua sendo super importante para manutenção do aleitamento. O alimento, vem para complementar o leite e não para substituí-lo. Então até 1 ano, quando o leite ainda é o principal alimento do bebê, mantenha a LIVRE DEMANDA.
Agora, depois de 1 ano, se é desejo SEU, de MÃE, de MULHER, limitar a livre demanda, estabelecer mais horários para as mamadas, saiba que isso pode ir aos poucos sendo trabalhado e estipulado com o bebê. SEM SOFRIMENTO PARA NENHUM DOS DOIS!
Por exemplo aqui em casa… Beni está com 3a4m. Faço “livre demanda”. Por que entre aspas?! Por que na verdade algumas vezes eu “limito” essa demanda, já não é mais “sempre que o ele quer” como é a recomendação lá no início e super importante! Agora já pode ser “quando a mãe e o bebê/criança querem”.
Aqui em casa, conforme nossa comunicação verbal foi se afinando, fui aos poucos descobrindo e aprendendo a como identificar e até ir verbalizando para o Beni qual poderia ser a “necessidade” daquele mama. Amamentar é uma forma de comunicação e de acolhimento, mas devemos sempre lembrar que nós somos muito mais do que uma mama, somos uma mulher, uma mamãe completa, que aos poucos vamos acolhendo e nos comunicando de outras formas também com nosso filho.
Gosto de deixar bem claro que é uma decisão da mãe, não será o bebê que vai querer limitar a livre demanda, certo? Mas quando essa decisão está certa e a mãe segura, que mesmo limitando a livre demanda, isso não quer dizer desmamar o seu filho, e nem deixar em sofrimento, a coisa flui muito melhor.
Quer dicas de como fazer isso? Como limitar essa livre demanda?Quando seu bebê (maiores de 1 ano) /criança maior pedir mama, tente descobrir…
✅será que está com fome? Nesse momento você pode oferecer alguma coisa para comer, pode ser aquela fruta que ele adora, naquele pote especial que ele adora também. Ou você pode convidar para preparar o lanche junto de você, como preparar uma panqueca de banana saborosa.
✅será que está com sede? Pode verbalizar para o bebê/criança: “você está com sede filho?” E oferece uma água, ou convidar para ir juntos fazer um suco, ou chá.
✅Será que está cansado?! Com sono?! Acho um dos momentos mais “complicados” para limitar o mama! Mas pode tentar fazer essa soneca de outras formas, quem sabe no colinho cantando uma musica especial?!
✅Pode tentar “adiar” aquela mamada, como algo do tipo “depois que a gente guardar todos esses brinquedos, te dou um mama” .
✅Pode estabelecer um lugar da casa para acontecer esse momento da amamentação, um cantinho do mama. Aí quando a criança pedir, terão que se deslocar até lá! E vale lembrar que o ideal é que seja um “local” mais afastado, tipo no quarto, com uma poltrona a qual no campo de visão, não tenha muitas distrações. Não vale o cantinho do mama ser na sala, em frente a televisão!
✅Use roupas que “dificultem” o acesso ao mama. Parece bobagem, mas as vezes o que não é visto não é lembrado🤭
✅Oferecer uma brincadeira manual para ele, como encaixes ou alguma que você encontro no Pinterest que envolva movimentos e habilidades motoras finas! Pode ser até mesmo massinha de modelar!
✅Pode também combinar que durante o mama você vai contar até 10 e finaliza o mama. Ou que o mama dura uma música que você vai cantar! E aí, esta a grande jogada, você pode decidir a velocidade que irá cantar ou contar os números. 1….2….3…. OU 1,2,3….
✅E para mim, a dica de ouro, trocar o mama por uma brincadeira muito especial de vocês, por aqui em casa funciona muito e quase sempre aceito a troca por um “ataque de cócegas correndo pela casa”.Uma brincadeira especial, assim como o mama é para ele.
Te ajudou de alguma forma essas dicas?! Ajuda e compartilha esse link! .
Um grande Beijo, Nutri Fabíola. Mãe do Benjamin que mamou até 4anos 5 meses e Benício que está atualmente com 3anos e 4meses e mama em livre demanda.
Relacionado