Você iniciou a oferta dos alimentos para seu bebê e ele não aceita? Fecha a boquinha quando você tenta oferecer a papinha de colher? Não quer nem tocar nos alimentos que você ofereceu na bandeja? Ou você acha que ele come muito pouquinho e não está sendo o suficiente?
Bom, senta aqui e vamos conversar sobre o o grande objetivo da Introdução Alimentar!
VEJA ESSAS DICAS QUE VÃO TE DEIXAR MAIS TRANQUILA
É importante você saber antes de mais nada, que a recomendação atual (2018) pelos órgãos oficiais é de que somente se inicie os alimentos complementares A PARTIR dos 6 meses de vida do bebê. Não há vantagens nenhuma em iniciar antes desse tempo, e pelo contrário, há contra indicações bem importantes!
Não sabe por onde começar? BLW ou Papinha? Então leia aqui http://saboresdoben.com.br/introducao-alimentar-qual-metodo/
Então, DICA 1, se você iniciou a oferecer os alimentos antes do seu bebê completar 6 meses e ele não está aceitando, saiba que ele somente está seguindo os seus instintos e escutando sua própria natureza. Ele não deve estar pronto para Comer!
Agora se você estiver pensando…
“Ah, mas meu bebê já tem 7 meses e ainda não aceita bem os alimentos”
vamos então pensar sobre isso!
DICA 2, aprender a comer é um PROCESSO que faz parte do desenvolvimento global do bebê. Não acontece da noite para o dia. Não é no dia exato que seu bebê fez 6 meses que ele está PRONTO para comer! Cada bebê tem SEU TEMPO!
Todos os bebês aprendem a falar com a mesma idade? E caminhar, todos caminham quando completam 1 ano? A resposta é NÃO! Então, pense, por que todos os bebês precisam comer com exatos 6 meses?
DICA 3, consideramos o processo de APRESENTAÇÃO DOS ALIMENTOS, como gosto de chamar, que se inicia aos 6 meses e vai até os 2 anos de idade! O grande OBJETIVO nesse momento é fazer o bebê conhecer os alimentos de sua forma integral, TEXTURAS, CORES, AROMAS e SABORES! Percebeu que o o grande objetivo NÃO É ENGOLIR a comida? E sim CONHECER?!

E a última DICA 4 e super importante, daquelas para levar com um mantra de todas nós mães em processo de INTRODUÇÃO ALIMENTAR, é que o PRINCIPAL ALIMENTO NESSE MOMENTO é o LEITE! Por isso chamamos de Alimentação Complementar, ou seja, o leite se mantém como principal e o alimento vem a complementar!
Então, seguindo essa última dica, não “pule” mamadas para deixar seu bebê com fome na tentativa de ele comer mais! Se ele estiver com fome, ele não vai estar confortável, e se ele não estiver confortável, ele não vai querer EXPLORAR algo novo, como os alimentos que lhe serão oferecidos.
INVISTA NA CURIOSIDADE DO SEU FILHO AO OFERECER O ALIMENTO!
Tenha PACIÊNCIA, ofereça o alimento com EMPATIA e faça seu filho ter PRAZER em comer! Não force, não barganhe e não chantageie. Faça as refeições em família sempre que possível, somos o grande exemplo.
Se quiser ler mais sobre vou deixar algumas sugestões aqui :
Bebês não fazem sujeira com a comida e sim bagunça
3 Coisas que você NÃO deve fazer na Introdução Alimentar
Medos e Expectativas Na Introdução Alimentar
Um beijão, Nutri Fabíola
Se quiser uma CONSULTORIA| ORIENTAÇÃO on line, entre em contato pelo Whats 54.99126.7264
Relacionado