“O elogio é como um doce industrializado. É doce, produzido em massa, e muitas vezes, nem é personalizado ou significativo. Carinhas felizes que dizem “excelente” ou “bom trabalho” podem ser carimbadas na mão de qualquer criança. O encorajamento real é seletivo, observa e valida a singularidade de cada indivíduo”. (Disciplina Positiva para Crianças de 0-3)
Elogiar gera dependência e necessidade.
O ELOGIO é externo vem dos outros, ele é focado no resultado, ele nos mostra que temos que agradar os outro e é focado no que já foi feito.
O ENCORAJAMENTO é Interno e focado na pessoa que fez a ação, foca nos pensamentos, sentimentos e/ou ações da criança, ensina a importância de fazer bem feito para agradar a si mesmo e cria o senso de responsabilidade, autonomia e sentimento de capacidade, baseado no presente e no esforço aplicado durante a atividade.
Dr. Rudolf Dreikurs dizia:
“as crianças precisam de encorajamento, assim como as plantas precisam de água”
É muito mais fácil elogiar, pois foi assim que crescemos e o elogio não precisa da conexão com a criança. Quem não gosta de ser elogiado, mas garanto que ser e encorajado é muito melhor.
Exemplos de elogio
# Fique muito feliz que experimentou esse alimento novo
# Nossa está muito lindo o seu desenho
Exemplo de encorajamento
# Que ótimo! eu sabia que você teria coragem para experimentar algo novo
# Nossa eu reparei que você teve muito dedicação na realização deste desenho, vejo muitas cores.
Quer algumas dicas bem práticas e simples:
# O elogio é sobre a outra pessoa e não sobre você – “ Eu sabia que você conseguiria”
# Faça elogios descritivos – “Nossa reparei que tem muitas cores”
# Evite elogio vazio – “Que lindo. Que Legal”
# Não rotule – “Como é esperta”
# Seja verdadeiro na suas reações – “uau, isso aqui me parece um sol verde nesse desenho”
O que a criança está aprendendo sobre elogios. Observe o mundo dele, se ele busca constantemente a aprovação dos outros isso é um resultado perigoso do elogio. E por outro lado eles adora um plateia e por vezes pedem com entusiasmo.
Não fique obcecado com a diferença entre elogio e encorajamento. Apenas esteja seguro das decisões que seu filhos esteja tomando. Será que suas frases transmitem amor e apoio condicional ou incondicional?
Mudar não é fácil. Encorajar necessita muito mais da nossa atenção e da nossa conexão.
Quer Conhecer mais nosso Parceiro Leo?
Sou Leonardo Sequeira, mas pode me chamar de Leo. Sou psicólogo Infantil atuando com educação infantil em diversas escolas.
Educador Parental Certificado em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. (USA), Consultor familiar pela Family Coaching (Portugal), Tenho formação em Educação Emocional e Yoga Infantil.
Tenho uma paixão enorme pelo universo das crianças e tudo que o envolve.
Facebook https://www.facebook.com/leo.sequeira.10
Relacionado